Dia Internacional disto… dia mundial daquilo

Há dias mundiais para todos os gostos, mas há alguns muito próximos do surreal, para não dizer mesmo do ridículo.
Ora vejamos algumas datas curiosas. No dia 1 de janeiro começamos o novo ano com o dia mundial da Paz. Porém, nem mesmo nesse dia há tréguas na barbárie e no ódio humanos.
A 6 de fevereiro temos outro dia mundial, daqueles que é um verdadeiro desafio ser capaz de conseguir ler sem rir, o Dia Europeu da Internet Segura. Como nos filmes, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
A 8 de março temos o Dia Internacional da Mulher, porventura inventado pelos machistas, pelos floristas ou pelos cobardes praticantes de violência doméstica. Quem as respeita, admira e ama não precisa de datas específicas para prová-lo.
A 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, data com uma designação algo infeliz, que me deixou a suspeita de que há aqui muito potencial para piadas do género “picante”. Já a 15 de março surge o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, todos os dias atropelado, contornado e violado, conforme provam os números da DECO.
21 de março é o Dia Mundial do Sono, o que me traz à retina conhecidos deputados virtuais, daqueles que fazem número no Parlamento, servindo apenas para bocejar, gritar “Apoiado”, “Muito bem! Muito bem!”, levantar-se para o voto, o cafezinho ou o chichi, para logo deixar-se cair nas “caminhas” a que chamam bancadas. Vá que também poderia perfeitamente ser comemorado a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro e Dia Internacional do Circo. Atores e palhaços ricos não escasseiam por ali, salvaguardando-se, sublinho, algumas honrosas e muito respeitáveis exceções.
Continuando, a 3 de Maio temos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, dia muito apropriado à realidade de países tão genuinamente democráticos como Angola, Venezuela, Rússia ou Coreia do Norte.
A 9 de Maio, curiosamente, celebra-se o Dia da Europa, aquela que atualmente  já só existe no papel ou nos países do Norte.
Já o 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, e esta é uma proposta minha, não é festejável por quem teve a “brilhante” e muito “patriótica” lembrança de deixar de comemorar o nosso 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência nacional. Cristo ressuscitou, mas, atenção, não foi o único. Há por aí muito traidor Miguel de Vasconcelos ressuscitado. Que diriam, por exemplo, os franceses ou os americanos se lhes retirassem o privilégio e a honra de celebrarem a independência?
E como esquecer o 27 de Outubro, Dia Nacional da Desburocratização, talvez só assinalável em Marte…
A 13 de maio cai o Dia Internacional do Comércio Justo. É dia de Nossa Senhora de Fátima, logo é tudo uma questão de fé, que não de racionalidade.
A 4 de junho assinala-se o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, o que diz muito a pais broncos, pedófilos incuráveis e a muito sacerdote só de nome.
A 20 de junho temos o Dia Mundial dos Refugiados, que, dramaticamente, pelas piores razões e responsáveis, vai tendo lugar todos os dias.
A 8 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização, não aplicável a “doutores” como o senhor Relvas ou a engenheiros com “licenciaturas” de fim de semana.
A 4 de outubro chega o Dia Mundial do Animal. Pergunto-me se será que se trata do Animal, homem ou mulher, que maltrata os bichinhos?
E que dizer de 16 de setembro –  Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono?
Como preservar? Fácil! É só celebrar  o 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, e resolve-se a questão num ai.
A 31 de outubro calha-nos o Dia Mundial da Poupança, dedicado sobretudo a banqueiros, agiotas e intocáveis empresários que deslocalizam as suas empresas e protegem-se de impostos em paraísos fiscais.
Finalmente, a 25 de novembro, vem chocar contra a realidade o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A eliminação da violência, ditam infelizmente os horríveis números, é mesmo muitas vezes real, sobretudo quando os supostos companheiros acabam por lhes tirar a vida, depois de aqueles que as deveriam proteger terem feito pouco ou nada para o impedir.
Por último, no dia 3 de dezembro regista-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o que poderá aplicar-se, do ponto de vista da saúde mental, aos condutores, ditos normais, que estacionam nos lugares reservados a pessoas a quem assiste esse direito.
No fundo, o dia 1 de abril, dia das mentiras, poderia aplicar-se com toda a propriedade à esmagadora maioria de todas estas datas, tantas vezes cheias de simbolismo, mas tantas vezes vazias de correspondência concreta.
Resultado de imagem para dia mundial do

Sem comentários:

“Nem rei nem lei (…) Este fulgor baço da terra / Que é Portugal a entristecer”, já dizia Pessoa

“Nem rei nem lei (…) Este fulgor baço da terra / Que é Portugal a entristecer”, já dizia Pessoa